♦PASTOR MÁRIO SÉRGIO
♦PASTOR ALCIDES
♦PASTORA MARIA HELENA
♦PRESBITERO IVANIL
♦PRESBITERO JOSEIMAR
♦OBREIRO MAICON
♦OBREIRO ANDRÉ
♦OBREIRO DEVANIR
♦OBREIRO JOSÉ
♦OBREIRA LIA
♦OBREIRA ROSANGELA
♦DIACONISA ANDRÉIA
♦OBREIRA GRAÇA
♦DIACONISA ANA
♦OBREIRA VERA
♦OBREIRA ALESSANDRA
♦OBREIRA MARINETE
Obs: Reunião de Pastores e Obreiros toda Segunda, Segunda - Feira do mês as 20H00 na Igreja.
Pastores e Obreiros Caracteristícas Bíblicas
Texto (I Tm 3.1-13)
O desejo ardente de obedecer ao chamado de DEUS.
Se alguém deseja o episcopado excelente obra deseja; (I Tm 3.1).
Não é pecado, esse tipo de desejo, a Bíblia é nossa base. Ser “ bispo” no grego é “ epískopos”, aquele que tem a responsabilidade pastoral sobre si. É um cargo nobre, excelente, porém é necessário que essa aspiração, esse desejo seja confirmado pela Palavra de Deus, (vv 1-10), e pela Igreja (v10).
São os padrões e requisitos estabelecidos por Deus, para os trabalhos pastorais:
I) Os padrões bíblicos do pastor, do dirigente, isto portanto que seja provado, (v. 10)
II) Precisa ser um crente, que tenha mantido firme sua fidelidade a Cristo, e aos princípios de retidão, em outras palavras, seu caráter deve demonstrar o ensino de Cristo Jesus, (Mt 25.21).
III) Exemplo dos fiéis; Uma das qualificações mais importante do obreiro, é que ele seja um modelo para os demais crentes. Sua vida cristã deve ser mencionada perante a congregação como digno de imitação, (I Tm 4.12; I Pe 5.3)
IV) O obreiro é um embaixador de Deus ao povo, como representante de Jesus Cristo, (II Co 5.20). a) Exemplo de perseverança na piedade, na pureza, na lealdade e amor a Cristo e ao evangelho, (I Tm 4.12,15)
b) Exemplo de vida; Conforme os padrões bíblicos.
O obreiro deve ser alguém cuja fidelidade pode ser tomada como padrão ou modelo, (I Co 11.1; Fl 3.17; I Ts 1.6; II Ts 3.7,9; II Tm 1.13).c) Exemplo no lar, e uma família exemplar:
I. No lar, isto é: na família, (I Tm 3.2,4,5; Tt 1.6).
Se aqui ele falhar, “como terá cuidado da Igreja de Deus”? (I Tm 3.5).
II. Marido de uma só mulher; Esta expressão denota sua fidelidade.
III. O sucesso do obreiro; depende em grande parte do comportamento da família (v.11).
IV. A família do ministro; especialmente a esposa deve ser dedicada para ajudar o esposo no seu ministério.
V. Uma mulher virtuosa; é o pêndulo para a vida do obreiro, diz Salomão, (Pv 12.4).
Somente assim o obreiro poder alcançar êxito, porque sua companheira está sempre ao seu lado, na oração, nos jejuns, exercitando equilíbrio espiritual, (Pv 18.22; 14.1; 19.14;31.10
VI. As relações de paz e amor no lar. São essenciais para haver sucesso e espiritualidade nas reuniões, (Ef 5.25-33; I Pe 3.7).
VII. Sobre o governo. Uma qualificação de destaque para o obreiro que aspira o pastorado, é o governo de sua própria casa e governar bem, (I Tm 3.4; I Sm 3.13,14; Gn 18.17,18; Tt 1.6,7). O pai não pode salvar o filho, mas pode guiá-lo a verdade, (Pv 22.6), afim de não trazer escândalo ao trabalho (Cl 3.18-25).
VIII. O altar do obreiro no lar. Oração, leitura conversações, e conselhos domésticos etc.,... cultos domésticos, não como obrigação imposta mas uma reunião voluntária,são de utilidade no lar.
IV. Consequência, os obreiros não aprovados. O obreiro desaprovado, desqualifica-se para o exercício pastoral e para qualquer posição de liderança na Igreja do Senhor Jesus, (vv. 8-12), do nosso texto.
V. Falando da salvação. deverá ser perdoado e recebido pela Igreja, (I Co 5.1-5; II Co 2.5-8), quando diz: ... “Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos”. Mas perdem a condição de servir como exemplo, (II Tm 4.11-16; Tt 1.9).
VI. Nas falhas seriam substituídos. No A.T, Deus requereu que os lideres fossem de elevados padrões morais e espirituais, e até mesmo fisicamente, como está registrado, (Lv 21.17-24). Se falhassem seriam substituídos, (Gn 49.3,4; I Co 5.12; Lv 10.2; 21.7, 17; Nm 20.12;).
VII. Mas o que dizer do rei Davi? que cometeu duplamente o pecado de adultério, e homicídio? O cargo do rei de Israel, no V.T, e o cargo de ministro da Igreja no N.T, são inteiramente diferentes. Segundo a revelação divina, no N.T e os padrões do ministério exigido por Deus, Davi não teria as qualificações para o cargo de pastor de uma igreja no N.T. Davi possuía varias esposas. Tornou-se homicida, e derramou muito sangue, (I Cr 22.8; 28.3). Também deu lugar à que os inimigos viessem a blasfemar, porém ele sofreu o castigo divino pelo resto de sua vida, (II Sm 12.9-14). Davi também falhou grandemente no governo de sua casa, o qual é requisito para o pastor, (II Tm 3.4).
VIII Conclusão: Repetindo, “Sê o Exemplo”. Uma das qualificações importantes do obreiro é que ele seja o exemplo para com o rebanho. A palavra significa no Grego, tupos, ou “modelo” “imagem” ou “padrão”. O pastor antes de mais nada, deve ter também bom testemunho de dois grupos: Dos de dentro, dos membros da Igreja, (vv 1-6); E dos de fora, dos que não pertence a Igreja, (v.7). Deve ter vida justa de acordo com o Evangelho de Cristo Jesus.